A Tecnologia da Informação (TI) agora faz parte dos artifícios das empresas de todos os portes e em todos os segmentos e setores. Porém, muitas organizações, ainda que bem avançadas na área, ainda têm dúvidas sobre como reter ou manter um departamento interno ou terceirizar o cargo de serviços de TI.
Pensando nisso, neste texto vamos conhecer quais são as principais vantagens da terceirização dos serviços de TI para uma organização ou empresa.
Vamos abordar aqui quais são as 3 principais vantagens em terceirizar os serviços de TI em um departamento interno para uma empresa ou organização.
Redução de custos
A redução de gastos é um dos principais objetivos e desejos de qualquer empresa, certo?
Nesse sentido, a terceirização dos serviços de TI pode contribuir, significativamente, para a redução de gastos de diversas formas, tais como economia e otimização de:
- Espaço;
- Equipamentos;
- Colaboradores altamente especializados.
Com a terceirização, o contrato vai variar de acordo com a indispensabilidade e a demanda de cada estabelecimento, não “pagando a mais” por serviços que não sejam necessários à empresa.
Assistência altamente especializada
Outro grande proveito de terceirizar o serviço de TI é a probabilidade de colaborar com empresas e equipes que têm uma grande expertise na área.
Assim, trabalham com equipamentos modernos, de mão de obra altamente qualificada e sempre em atualização.
Segurança das informações
Manter a garantia dos dados de uma empresa é uma atividade demasiado complexa.
Por isso, colaborar com empresas especializadas em TI pode trazer grandes impactos positivos para o seu negócio e empresa com a segurança que seus dados e informações estarão seguros e garantidos.
Porém, para que a terceirização do serviço de TI traga esses benefícios esperados, é primordial saber os fatores que devem ser levados em reverência na vez de tomar o negócio parceiro.
Como funciona a terceirização dos serviços de TI?
A terceirização é um termo bem trivial no glossário de pessoas físicas e jurídicas no Brasil.
E a terceirização de TI realizada por fornecedores de serviços especializados é uma artimanha cada vez mais adotada. E, ao contrário do que muitos pensam, está ao alcance de todas as empresas.
Pode ser considerada uma propensão no comércio pela transformação das organizações. As necessidades de cada uma delas fazem com que os prestadores pensem em formas de terceirizar as atividades de tecnologia.
A terceirização na área de TI é um termo que abrange algumas definições mais específicas. E, ao cuidar em empregar um suporte terceirizado, é essencial avaliar como serão os recursos e processos oferecidos pelas empresas especialistas no assunto.
Quais são os benefícios do Outsourcing de TI?
A terceirização está se tornando uma ferramenta estratégica. Ao deixar a infraestrutura de tecnologia para fornecedores especializados é provável inclusive apreender vantagens competitivas permitindo, por exemplo, o acolhimento a tecnologias inovadoras que antes o negócio não tinha contato.
Também possibilita a ampliação de produtos ou serviços mais rapidamente ao investir recursos em áreas de negócio que são mais críticas e importantes no crescimento.
Outros importantes benefícios:
- Redução de custos;
- Controle de despesas;
- Aceleração da performance de negócios;
- Acompanhamento dos serviços realizados;
- Economia de tempo com contratações;
- Melhor uso de recursos internos;
- Acesso a novas habilidades e talentos;
- Rápida adoção de novas tecnologias;
- Maior segurança e qualidade.
Texto adaptado site Fala! Universidades, acessado em 26/08/2022.